segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Artigo Publicado na Revista História da Educação

 
Veja abaixo o resumo do novo artigo publicado na Revista História da Educação, da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, número 30, jan/Abr/2010.  
AS FONTES DO MÉTODO ANALÍTICO DE LEITURA DE JOÃO KÖPKE (1896-1917)
Mirian Jorge Warde
Claudia Panizzolo
Resumo
Após duas décadas de defesa e propaganda do método sintético, João Köpke se tornou ativo divulgador do método analítico para o ensino da leitura. Em cinco textos publicados entre 1896 e 1917, produzidos em circunstâncias distintas e para diverso público, Köpke chama em apoio ao seu método analítico autores europeus e norte-americanos tanto por seus princípios como por suas experiências pedagógicas; dentre eles: J. Jacotot, A. Bain, A. Meiklejohn, J. Froebel, C. Parker, G. Stanley Hall e J. Chubb. Neste artigo, maior atenção é conferida às referências norte-americanas que se repetem, com especial ênfase à psicologia de Stanley Hall e ao método de ensino da leitura de Meiklejohn, ressaltados e colocados em convergência por Köpke em seus escritos finais.
Palavras-chave: João Köpke; História da Educação; História da Leitura; método sintético; método analítico.
THE SOURCES OF THE ANALYTICAL METHOD OF READING FROM JOÃO KÖPKE (1896-1917)
Abstract
After two decades advertising and defending the synthetic method, João Köpke became active disseminator of analytical method for teaching reading. In five texts published between 1896 and 1917, produced in different circumstances for different publics readers, Köpke seeks the support of American and European authors, for their principles as well as for the education experience, to his analytical method. as by theirs principles as by theirs educational experiences. Among those authors: J. Jacotot, A. Bain, A. Meiklejohn, J. Froebel, C. Parker, G. Stanley Hall and J. Chubb. In this article, attention is given to repeated American references with special emphasis on the psychology of Stanley Hall and the method of teaching reading of Meiklejohn, highlighted and placed on convergence by Köpke in his final writings.
Keywords: João Köpke; History orf Education; History of reading; Synthetical Method; Analitical Method.

LAS FUENTES DEL MÉTODO ANALÍTICO DE
LECTURA DE JOÃO KÖPKE (1896-1917)
Resumen
Después de dos décadas de defensa y propaganda del método sintético, João Köpke se tornó activo divulgador del método analítico para la enseñanza de la lectura. En cinco textos publicados entre 1896 y 1917, producidos en diferentes circunstancias y para públicos diversos, Köpke cita autores europeos y norteamericanos que, tanto por sus principios como por sus experiencias pedagógicas, le sirven de apoyo a su método analítico; entre ellos se encuentran: J. Jacotot, A. Bain, A. Meiklejohn, J. Froebel, C. Parker, G. Stanley Hall y J. Chubb. En este artículo, se le confiere mayor atención a lãs referencias norteamericanas, sobre todo y con especial énfasis, a La psicología de Stanley Hall y al método de enseñanza de la lectura de Meiklejohn, resaltados y colocados en convergência por Köpke en SUS últimos escritos.
Palabras clave: João Köpke; História de la Educación; História de la Lectura; método sintético; método analítico.
LES SOURCES DE LA MÉTHODE ANALYTIQUE DE
LECTURE DE JOÃO KÖPKE (1896-1917)
Résumé
Après deux décennies de défense et de publicité de la méthode synthétique, João Köpke est devenu un promoteur de la méthode analytique dans l’enseignement de la lecture. Dans cinq textes publiés entre 1896 et 1917 et produits dans des circonstances différentes ET pour un public diversifié, Köpke cite, à l’appui de sa méthode analytique, des auteurs européens et nord-américains, aussi bien par leurs principes que par leurs expériences pédagogiques, dont: J. Jacotot, A. Bain, A. Meiklejohn, J. Froebel, C. Parker, G. Stanley Hall et J. Chubb. Dans cet article on confère une attention special aux références nord-américaines qui se répètent, surtout à la psychologie de Stanley Hall et à la méthode d’enseignement de La lecture de Meiklejohn, mis en relief et en relation par Köpke dans ses derniers écrits.
Mots-clés: João Köpke; Histoire de l’Éducation; Histoire da la
Lecture; méthode synthétique; méthode analytique.

História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 14, n. 30 p. 127-151, Jan/Abr 2010.

Um comentário:

  1. aaai, Claudia... cê é chique demais. parabéns... beijos, beijos, Mar.

    ResponderExcluir