Orientações

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BRINQUEDOTECA E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA
Orientações sobre a exposição de fotos
Objetivos da atividade:

-Estudar o brinquedo e a brincadeira como portadores de cultura.
-Aprofundar e prosseguir o trabalho de pesquisa nesta área.
-Compreender as brincadeiras tradicionais como expressão da cultura da qual faz parte o folclore e como manifestação da cultura infantil.-Refletir sobre o lugar das crianças na brinquedoteca.
- Observar, analisar e compreender jeitos de ser criança


Organização dos grupos:
O trabalho deverá ser realizado pelo mesmo grupo que organizou e executou a Tarde/Manhã Lúdica.
Estrutura da exposição de fotos:
Apresentar o planejamento da Manhã/Tarde Lúdica, e em seguida as fotos (todas com crédito e identificadas) do plano em ação, ou seja, do que efetivamente aconteceu. A lógica da organização das fotos deve ser:
Jeitos de ser criança
O brinquedo e a brincadeira como portadores de cultura.
As brincadeiras tradicionais como expressão da cultura
O lugar das crianças na brinquedoteca.
Apresentar todos os créditos: escolas, pessoas, referências bibliográficas e nome do grupo. O grupo deverá ter autorização escrita para o uso de imagem das crianças e professores.
Cada grupo terá 15 minutos para a apresentação. Todos os componentes do grupo deverão apresentar. Os ausentes farão uma atividade avaliativa a ser agendada oportunamente.
Entregar a exposição gravada em cd, devidamente identificada, acompanhada das autorizações de uso de imagem e de cessão dos direitos para veicularmos na esta exposição na internet.
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CURRÍCULO E ÁREAS DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL I


Orientações sobre o documentário
Objetivos da atividade:
 -Conhecer, discutir e problematizar as propostas pedagógicas ou curriculares para a Educação Infantil.
-Aprofundar e prosseguir o trabalho de pesquisa nesta área.
 -Conhecer as políticas públicas para a Educação Infantil.
 -Discutir as relações entre conhecimento, currículo e formação dos profissionais da educação infantil.
 -Refletir sobre o lugar das crianças nas propostas pedagógicas.
Organização dos grupos:
O trabalho deverá ser realizado em grupo de quatro ou cinco componentes.
Estrutura do documentário:
É importante assistir a documentários para apreender a forma, a estrutura, a lógica argumentativa.
A estética, a qualidade da imagem e do som será avaliada, levando em consideração tratar-se de uma primeira experiência. O fundamental é dialogar com os estudos propiciados pela disciplina. São várias as possibilidades de montagem, tais como inserir músicas, obras de arte, desenho de crianças, imagens filmadas, fotos, trechos de citações, de falas transcritas etc.
Apresentar todos os créditos: escolas, pessoas, referências bibliográficas e nome do grupo.O grupo deverá ter autorização escrita para o uso de imagem das crianças e professores.
Após a apresentação, cada grupo terá 5 minutos para tecer comentários a respeito do que foi significativo em seu planejamento e execução. Todos os componentes do grupo deverão estar presentes. Os ausentes farão uma atividade avaliativa a ser agendada oportunamente.
Após a edição o documentário deverá ter entre 5 e 8 minutos.
Entregar o documentário gravado em cd, devidamente identificado, acompanhado das autorizações de uso de imagem e de cessão dos direitos para veicularmos na internet.