terça-feira, 30 de novembro de 2010

Venha conhecer o Laboratório de Brinquedo da UNIFAL/MG


“É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança frui sua liberdade de criação.” (Winnicott, D.W.1975)

 A Brinquedoteca Labrinque é um ambiente preparado para que a criança brinque livremente, manifestando suas potencialidades e necessidades lúdicas. É um espaço desenvolvido para o autoconhecimento, o prazer, a afetividade e a sensibilidade da criança.
Brincar é uma forma de expressão, são gestos e comportamentos, é uma atividade dinâmica que produz e resulta de transformações. As crianças, ao interagir com os brinquedos, acumulam significados atribuídos não só por elas que com ele brinca, mas também por várias gerações e povos, ao longo da história da humanidade. Ao mesmo tempo, as brincadeiras e os brinquedos, como mediadores da relação do homem com o mundo, modificam a percepção e a compreensão que dele tem, constituindo-se ferramentas para aprender a viver (Fortuna, 2004).
Pensando neste espaço do brincar livre e motivador, que a brinquedoteca Labrinque busca oportunizar para as crianças de Alfenas contato com o brincar e com o lúdico sem compromisso escolarizante.
            Para o melhor atendimento às crianças e manutenção dos equipamentos do espaço da brinquedoteca, a equipe de trabalho encontra-se de segunda a sexta-feira no período da tarde, em oficinas de construção de brinquedos como: móbiles, bonecas de pano, móveis de materiais recicláveis, fantasias e manutenção do blog da brinquedoteca.
           
Paralelo a estas atividades acontecem as visitas lúdicas que são agendadas pelas escolas a partir de uma parceria do projeto brinquedoteca Labrinque com a Prefeitura Municipal de Alfenas, nestas visitas as crianças exploram o espaço lúdico livremente e aprendem confeccionar seu próprio brinquedo com materiais recicláveis.
            O projeto é lindo e divertido, venham conhecer, porque a equipe da Brinquedoteca adverte: Brinque sem moderação. (Labrinque).

(Por: Geane Cristine Leite, Graduanda do 7º período de pedagogia da Universidade Federal de Alfenas –MG)
 
* Visite nosso BLOG:  www.labrinque.wordpress.com
* Telefone de contato e agenda: (35) 88012296 (falar com Samantha) ou por e-mail: saminhavga@hotmail.com

Cartões de natal

Ronaldo Auad, artista visual, realizou cartões para este natal.  Eles foram feitos a partir de papéis coloridos, sem a utilização de cola, em operações de corte, dobra, transpasse, vazamento e encaixe. Cada cartão é uma peça única. São mais de 50 modelos, a partir dos quais o artista realizou variações. Todos os cartões trazem a assinatura do artista.
 Valor de cada cartão =  R$ 5,00 (cinco reais)
 Os pedidos poderão ser feitos a partir do e-mail: ronaldoauad@gmail.com

terça-feira, 23 de novembro de 2010

4º SBECE e 1º SIECE

Programa de Pós-graduação em Educação da ULBRA, juntamente com os Programas de Pós-graduação em Educação e Educação em Ciências da UFRGS, vem convidá-los a participar do 4º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e do 1º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (4º SBECE / 1º SIECE), que se realizará de 23 a 25 de maio de 2011, no campus da ULBRA no município de Canoas, Rio Grande do Sul/Brasil.
As inscrições iniciarão dia 25 de outubro. O prazo limite para envio de resumos é 15 de dezembro. Serão aceitos trabalhos em português e em espanhol.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Artista britânico cria cenas emotivas usando brinquedos descartados, encontrados em Tóquio

Por Casa e Jardim Online
“Tenha cuidado com as coisas que deixa para trás” foi a única frase que o artista radicado em Londres, Nigel Grimmer, ouviu em inglês – em um caixa eletrônico – durante um dia de passeio em Tóquio, no Japão. A frase ficou marcada e o inspirou a criar a série artística Be Careful of Things Left Behind. Ele, então, coletou brinquedos perdidos pela cidade e criou cenas emotivas. A arte serve como inspiração para criar consciência e reaproveitar objetos, em vez de acumular mais lixo no planeta. Confira as imagens:



quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O Natal vem chegando e com ele o nosso espírito solidário!

O Natal vem chegando e com ele o nosso espírito solidário!
Em meio a tantos problemas, tantas desgraças e destruição acontecendo em nosso mundo, não seria melhor fazermos a nossa parte, uma pequena contribuição para a felicidade de outra pessoa?
Se pensarmos bem, não passamos tantas dificuldades assim, somos abençoados com saúde, moradia e um emprego para pagar as nossas contas. Muitas famílias não tem essa oportunidade.
Experimente ajudar uma criança no Natal, fazê-la feliz com um brinquedo ou atender o pedido e o sonho desses meninos e meninas......
Acessem o site dos correios e vejam o trabalho que eles realizam nesse período, adote um cartinha e participe! Procure uma Central dos Correios de sua cidade!

http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2010/

domingo, 7 de novembro de 2010

O brincar na educação da Infância

                     Tatiani Rabelo Lapa, aluna do curso de Pedagogiada UNIFAL, bolsista FAPEMIG

O brincar é uma atividade vital na vida da criança, uma vez que desenvolve a imaginação, a interação, a curiosidade e o movimento.
Neste sentido, o brincar é uma atividade social que tem a especial característica de permitir a construção e reconstrução das relações sociais, culturais e históricas. É uma atividade cognitiva, em que todos os sujeitos se socializam com seus pares e criam suas culturas infantis. As crianças, ao brincar, entram em um mundo de fantasia onde tudo se torna possível, criam, reproduzem e reiteram cada brincadeira, recomeçando sempre porque o tempo da criança é sem medidas, continuamente reinvestido de novas possibilidades, um tempo capaz de ser sempre reiniciado. Estes fatores fazem com que para as crianças os brinquedos acumulem significados atribuídos não só pelo indivíduo que com ele brinca, mas também por várias gerações e povos, ao longo da história da humanidade. Ao mesmo tempo, as brincadeiras e os brinquedos como mediadores da relação do homem com o mundo, modificam a percepção e a compreensão, constituindo-se ferramentas para aprender a viver. Ademais, quando a criança brinca com um objeto ou com outras crianças ela se apropria de cultura, cria, dá sentido para aquilo que está recebendo e reproduz. Dessa forma, toda socialização pressupõe apropriação de cultura. Quando acontece a socialização da criança, a brincadeira aparece como uma parte da atividade na qual ela se apropria de códigos e se integra à sociedade. O brincar é a primeira atividade social da criança, vem da cultura e não da natureza, elas aprendem pela interação, pela troca. Ele não é inato, ainda que tenha elementos naturais, sendo sempre o resultado de uma construção social. A criança aprende a brincadeira no simples ato de brincar, ou seja, o adulto estimula o ato e progressivamente a criança entra na brincadeira do adulto, na qual ela inicialmente é o brinquedo e depois o real parceiro.
Sendo assim, convidamos todos os educadores e pesquisadores que investigam o universo infantil e que acreditam que a criança é um ser capaz, que possui competências e autonomia diante do mundo em que vive, enfim aqueles que respeitam os direitos das crianças, a começar pelo direito do brincar a conhecer o Laboratório de Brinquedos LABRINQ da Universidade Federal de Alfenas-MG.
Para saber mais:
CRUZ, Sílvia Helena Vieira ( org.). A criança fala: a escuta de crianças em pesquisa. São Paulo: Cortez, 2008.
CORSARO,W.A. A reprodução interpretativa do brincar. Revista Educação, Sociedade e Cultura, Universidade do Porto. Porto, Portugal, n,17,2001
CURTYS, Andrey. O brincar em diferentes culturas e em diferentes infâncias. In: MOYLES. Janet R e colab. A excelência do brincar: a importância da brincadeira na transição entre educação infantil e anos iniciais. Porto Alegre: Artmed, 2006, p, 39-49.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Site do arquivo do Estado sobre Memória da Educação

Memória da Educação” é um site direcionado a pesquisadores e interessados nos documentos sobre a história da educação nos séculos XIX e XX que integram o acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo. São disponibilizados relatórios, dados estatísticos, instruções pedagógicas, revistas, trabalhos escolares, ou seja, uma multiplicidade de tipos documentais que permitem uma aproximação do pesquisador com a complexidade dessa temática.
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/educacao/index.php

5º Seminário Internacional de Educação Infantil – O Olhar das Crianças sobre a Cidade - Reggio Emilia e América Latina

A REDSOLARE Brasil promove o 5º Seminário Internacional de Educação Infantil – O Olhar das Crianças sobre a Cidade - Reggio Emilia e América Latina - , nos dias 05 e 06 de novembro de 2010, em Salvador, Bahia, Brasil.
O foco do evento é a criança, seu olhar sobre o mundo, suas múltiplas linguagens e diversas formas de expressão, assim como o papel dos educadores na formação dos meninos e meninas. Nesta ocasião pesquisadores, estudiosos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, auxiliares infantis e demais educadores e interessados terão a oportunidade de aprofundar idéias sobre “A cultura da Infância e a Educação nas Escolas da Reggio Emilia”.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar

Já estão abertas as inscrições para o II Fórum Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar. O evento acontece de 19 a 21 de novembro e tem o objetivo de debater e apresentar experiências concretas em ações de educação no âmbito do atendimento escolar hospitalar.
Nesse evento participarei como como Mediadora da Mesa Propositiva: Entre a Prática e os Teóricos no Processo de Formação de Professores para o Atendimento Escolar Hospitalar - conforme detalhamento abaixo:
Dia 21/11/2010,
Horário:  14h: 10min  até 15h:30min
Edifício dos Anfiteatros/UNIFESP, Rua Botucatu, 862, São Paulo.
Serão abordados os temas: Políticas Públicas, Currículo e Multiprofissionalidade em Saúde e Educação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.O II FÓRUM NACIONAL DE ATENDIMENTO ESCOLAR HOSPITALAR realizar-se-á nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2010, em São Paulo, organizado pelo Instituto de Oncologia Pediátrica - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer/ Universidade Federal de São Paulo e pelo Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo. Destina-se ao incremento de debates teórico-metodológicos de experiências concretas em ações de educação no âmbito do atendimento escolar hospitalar, focado nos seguintes grupos de trabalho: Políticas Públicas, Currículo e Multiprofissionalidade em Educação e Saúde.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Reggio Emilia, um relato de viagem

Reggio Emilia é uma cidade de 168 mil habitantes localizada na região da Emília Romana, no norte da Itália. Reggio surgiu no cenário internacional a partir do momento que se percebeu que lá havia se constituído um modelo de referencia mundial em termos de cuidados com a primeira infância. Todos os anos pesquisadores, ativistas e lideranças políticas de vários países do mundo visitam Reggio Emilia em busca de referencias sobre o modelo e sobre como aprender com o exemplo da cidade.
O site da Rede Nacional da Primeira Infância publicou um relato de viagem à região produzido por Gustavo Amora (Cientista Político e Consultor da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância).
http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/Reggio-Emilia.jpg

Foto: Gustavo Amora

Como as principais universidades usarão o Enem 2010 no vestibular

Esta ferramenta permite conhecer utilizando os filtros do mapa como os maiores vestibulares do Brasil utilizarão a nota do Enem 2010.

Consulte as notas dos programas de pós-graduação do País

A cada três anos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza uma avaliação dos cursos de mestrado e doutorado do País. Os resultados da análise feita em 2010 de 2.718 programas – que incluem 4.099 cursos de mestrado, doutorado e, às vezes, mestrados profissionais – podem ser consultados em ferramenta criada pelo iG.
Cada programa recebe uma nota de 1 a 7, sendo que as notas 1 e 2 descredenciam os cursos. A avaliação 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade, 4 é dada a um programa com bom desempenho e 5 é a nota atribuída para um nível muito bom. As notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.
Consulte no link abaixo as notas dos Programas de Educação.
http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/consulte+as+notas+dos+programas+de+posgraduacao+do+pais/n1237786270658.html