terça-feira, 30 de novembro de 2010

Venha conhecer o Laboratório de Brinquedo da UNIFAL/MG


“É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança frui sua liberdade de criação.” (Winnicott, D.W.1975)

 A Brinquedoteca Labrinque é um ambiente preparado para que a criança brinque livremente, manifestando suas potencialidades e necessidades lúdicas. É um espaço desenvolvido para o autoconhecimento, o prazer, a afetividade e a sensibilidade da criança.
Brincar é uma forma de expressão, são gestos e comportamentos, é uma atividade dinâmica que produz e resulta de transformações. As crianças, ao interagir com os brinquedos, acumulam significados atribuídos não só por elas que com ele brinca, mas também por várias gerações e povos, ao longo da história da humanidade. Ao mesmo tempo, as brincadeiras e os brinquedos, como mediadores da relação do homem com o mundo, modificam a percepção e a compreensão que dele tem, constituindo-se ferramentas para aprender a viver (Fortuna, 2004).
Pensando neste espaço do brincar livre e motivador, que a brinquedoteca Labrinque busca oportunizar para as crianças de Alfenas contato com o brincar e com o lúdico sem compromisso escolarizante.
            Para o melhor atendimento às crianças e manutenção dos equipamentos do espaço da brinquedoteca, a equipe de trabalho encontra-se de segunda a sexta-feira no período da tarde, em oficinas de construção de brinquedos como: móbiles, bonecas de pano, móveis de materiais recicláveis, fantasias e manutenção do blog da brinquedoteca.
           
Paralelo a estas atividades acontecem as visitas lúdicas que são agendadas pelas escolas a partir de uma parceria do projeto brinquedoteca Labrinque com a Prefeitura Municipal de Alfenas, nestas visitas as crianças exploram o espaço lúdico livremente e aprendem confeccionar seu próprio brinquedo com materiais recicláveis.
            O projeto é lindo e divertido, venham conhecer, porque a equipe da Brinquedoteca adverte: Brinque sem moderação. (Labrinque).

(Por: Geane Cristine Leite, Graduanda do 7º período de pedagogia da Universidade Federal de Alfenas –MG)
 
* Visite nosso BLOG:  www.labrinque.wordpress.com
* Telefone de contato e agenda: (35) 88012296 (falar com Samantha) ou por e-mail: saminhavga@hotmail.com

Um comentário:

  1. adorei o texto da Geane... bem legal e ela conseguiu traduzir em palavras o que a Brinquedoteca realmente é!! parabéns...

    ResponderExcluir